Hoje em dia estamos vivendo a era da informação e com ela vem o aumento exponencial do número de usuários dos smartphones (celulares), assim como uma furadeira, parafusadeira, empilhadeira, torquímetro, chave de fenda, multímetro etc… são ferramentas de trabalho o celular também virou uma ferramenta de trabalho, entretenimento etc…
E assim como toda ferramenta embora ela seja projetada para facilitar nossa vida, ela também gera riscos se mal utilizada! Por exemplo, se um operador de empilhadeira a utiliza de forma errada, não respeitando o limite de velocidade, dando freadas bruscas etc… Ele provavelmente causará um acidente!
Parece simples e óbvio o problema é que quando trazemos essa realidade para o celular nem sempre damos tanta atenção para isso e não o vemos ele como uma ferramenta, e ai que o risco aumenta. Pois subjugamos que o risco é baixo. Porém o celular tira o principal pilar para evitarmos acidentes, que é a ATENÇÃO. Partindo desse princípio estamos propensos as nos acidentar de diversas maneiras quando não utilizamos o celular de forma consciente.
Eis uma pergunta que sempre faço nos meus treinamentos . Hoje quem controla quem? Você controla o celular ou ele te controla? Você consegue ficar sem olhar para o mesmo durante quantos dias? Ou horas ?
Para a geração Z(geração que já nasceu na era digital) normalmente é extremamente difícil ficar afastado do mesmo. Hoje algumas pessoas não percebem mas já estão viciadas na utilização do celular e isso trará problemas futuros com certeza. E para nossa realidade de segurança devemos trabalhar esse ponto e mostrar a importância constantemente do uso consciente dos celulares. Afinal embora você proíba o uso do celular na empresa onde você atua, de nada valerá essa ação se o colaborador se acidentar fora dela. Afinal a segurança como valor atinge todos os níveis da vida pessoal do colaborador.
Alguns países como a Corea do Sul já estão atuando com medidas para alertar os smart zombies(viciados em celular que não param de olhar para tela nem mesmo para andar ou atravessar a rua), porém são medidas de alertas em travessias etc… O que ao meu ver reduz a possibilidade de atenção mas não trabalha a consciência das pessoas. Essa é chave fazer a mudança do mindset das pessoas, é a única maneira de iniciarmos uma mudança de hábitos.
Falamos apenas sobre o tópico de acidentes porém sabemos que existem diversos fatores de riscos relacionados ao mal uso do celular.
Na empresa onde você atua como é abordado esse assunto??
Se gostou deixe seu comentário, obrigado!